quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Aquela ideologia

- A sociedade está podando seu futuro! Sim, é com uma frase de impacto que começo esse discurso, pois se nada, até agora, pôde mudar a mente humana, só entrando de sola mesmo. Enfim, como está podando? Preste atenção nas salas de aulas. Qual a diferença entre elas e a cama onde as crianças dormem? Em ambos elas sentem sono, mas pelo menos na cama elas podem sonhar. 
- A quem responder de forma espirituosa essa pergunta, dou todos meus bens! O que o sistema educacional ensina de produtivo aos nossos alunos? Uau, eles aprendem a resolver contas com logaritimos. E, importantissimo, são ensinados a diferenciar um sujeito composto de um simples. E agora, novamente a pergunta: O que o sistema educacional ensina de PRODUTIVO aos nossos alunos?

A cada nova palavra, o povo exaltava aquele jovem político. Em praça publica resolvera fazer seu discurso. Sem acessoria de imprensa, subira em um banco e desatara a falar, não o que lia em um IPad ou em um bloco de anotações, mas o que saia da mente, o que dizia o seu coração. Às nove horas da manhã de segunda-feira, cerca de 200 pessoas paravam ao lado do Mercado Público para ouvir aquela figura até então pouco conhecida. E ele prosseguia:

- O que o mundo está fazendo aos nossos jovens? São como plantas que precisam de água para crescer e sobreviver. E nós, o que fazemos? Colocamos o regador longe do alcance delas e dizemos: Vem, te esforça absurdamente e bebe água. Porque!? Porque fazemos com que o objetivo dessa juventude seja estudar, estudar e estudar!? Porque colocamos como meta um vestibular ou um diploma, se o objetivo das plantas não é a água, mas sim o céu? Temos que regar essas plantas com toda a nossa água, com todo o nosso conhecimento, mas de forma suave, pra que não se afoguem, e ensina-las que seu objetivo é  céu. O vestibular, o diploma, as boas notas, o estudo, são como a água para a planta, mas nunca como o céu. Pois o céu da nossa juventude deve ser uma sociedade mais unida, uma vida digna a todos!

Cada vez mais transeuntes paravam para ouvir aquele rapaz engravatado que, debaixo de um sol quente e incomun de inverno, discursava idéias nunca antes vistas. Sob aplausos alucinados, o jovem terminou seu discurso e desceu do banco. Alguns o cumprimentaram. Um, em específico deu-lhe um presente: Uma bala no lado esquerdo do peito. Todos aqueles observadores fanáticos ficaram chocados com o disparo repentino. O assassino fugiu. As pessoas retomaram suas vidas. E aquela ideologia inovadora morreu, pois ninguém se deu ao trabalho de planta-la em sua mente. Hoje em dia, boas idéias não vivem pra contar história...

Thiago M. Lacerda

Um comentário:

  1. Pultaquiopariu! Manda isso logo pra algum jornal, revista ou sei lá o que! Tem que repercutir! xD

    ResponderExcluir

Se você gostou, tem uma critica ou uma sugestão, não pense duas vezes: Senta o dedo nesse teclado e comenta!