segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Tic-Tac

Durante grande parte do dia paro para pensar. Penso no amor. Penso na vida. Penso no Brasil. Penso no futebol. Penso na música. E penso em quantas centenas de coisas pode-se imaginar. E foi justamente pensando, não sei dizer exatamente no que, que descobri que momentos felizes só são felizes porque passam rápido, pois se demorassem a passar seriam tediosos e rotineiros.
As pessoas costumam reclamar que quando fazemos algo que nos dá gosto, os ponteiros do relógio voam, mas que no momento de “chatice” ou de tédio, o tempo demora a passar. Na verdade, essa relação entre prazer/desprazer e tempo é justamente o contrário. Como é de sua natureza, praticamente todo o ser humano é impaciente, e assim sendo, tem extrema dificuldade em lidar com situações prolongadas e que ocupam muitas horas de sua vida. Seguindo esse raciocínio, pode-se presumir que as coisas que acontecem rapidamente causam-lhe mais prazer, enquanto as coisas mais lentas causam-lhe maior desprazer.
Quanto mais demorada for nossa tarefa, mais atenção ela necessitará, mas cada vez mais nossa concentração ficará pior graças ao cansaço e à ansiedade de termina-la logo. As coisas rápidas, como “peladas” com os amigos, músicas ou até o recreio do colégio, são muito mais interessantes, pois, justamente por durarem menos tempo, encontramos mais coisas que nos chamam a atenção. Por exemplo, se você ficar parado durante 5 minutos em uma sala cheia de jogos, vai adorar e dizer que deveria ter ficado mais tempo, e que as coisas boas sempre passam mais rápido. Mas se ficasse 25 minutos, jogaria até cansar, e passaria o resto do tempo olhando para as paredes, sem nem querer ver os jogos, e diria, ao sair, que aquela situação tinha demorado muito.
Agora, mais uma vez, paro para pensar: Qual é a utilidade de tudo isso que acabei de dizer? Na vida real, existem situações rápidas e demoradas, e que muitas vezes não dependem de nós para terminar. Preste atenção agora, pois pode ser a única coisa realmente útil de tudo que foi lido: Viva a vida sempre procurando se interessar por algo. Os melhores momentos são os que estamos ocupados com coisas prazerosas. Após o trabalho ou depois da aula, ocupe-se, mas com algo que você gosta, pois assim esquecerá do tempo em que não se ocupou o bastante para se interessar...

Thiago Lacerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou, tem uma critica ou uma sugestão, não pense duas vezes: Senta o dedo nesse teclado e comenta!