quarta-feira, 15 de abril de 2009

Questão discutida

Questão 69 - Qual é a utilidade real do vestibular para o aluno?

a) Separar os capazes dos incapazes, afinal, todo bom profissional precisa saber a diferença entre um íon e um cátion.
b) Dar dinheiro aos cursos pré-vestibular
c) Gastar papel e caneta
d) Reunir os futuros universitários num divertido dia de provas.
e) Nenhuma das anteriores

Questão discutida:

Quando perguntados sobre a utilidade da matéria estudada na escola, os professores costumam dizer:
- Isso é importante para passar no vestibular!
Mas, e se tais matérias simplesmente fossem apagadas das provas? Afinal, porque um web designer precisaria saber quantos mols tem em uma molécula de água? Ou porque um químico deveria saber que Machado de Assis escreveu obras como Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas? Na verdade, talvez nem seus professores devam saber a resposta para essas perguntas, e, indo um pouco mais a frente na nossa linha de pensamentos, chegamos à conclusão que para sermos bons profissionais em nossas áreas, não precisaríamos ter estudado nem metade do que estudamos para ter uma boa nota na prova do vestibular.
O tão temido vestibular não deveria ser causa de pânico aos vestibulandos, mas algo tido como necessário para separar os futuros profissionais capacitados à tarefa em questão dos incapacitados. Para isso, as provas deveriam ser bem mais específicas, abordando somente os assuntos necessários para o bom trabalho da área. Provas específicas facilitariam inclusive aos alunos indecisos, que somente pelas disciplinas abordadas na prova, poderiam escolher a que mais lhe agrada.
Talvez um dia a educação brasileira, ou melhor, a mente dos educadores, esteja preparada para tal mudança, e enfim chegará o momento de vitória dos alunos, que não precisarão gastar horas de sua vida estudando algo que só será usado para marcar algumas questões objetivas de uma prova semi-inútil. Ou talvez não...

Thiago Lacerda

Um comentário:

  1. "Ou talvez não..." Eu conheço frase parecida... =P Hehehehe...

    Muito show, gordinho!!! xD

    ResponderExcluir

Se você gostou, tem uma critica ou uma sugestão, não pense duas vezes: Senta o dedo nesse teclado e comenta!