quarta-feira, 1 de julho de 2009

Milhões de vidas pelo cachimbo

Como pode um país inteiro desabar sob o poder de uma droga? O que faz com que aproximadamente 8,5 milhões de km² sejam dominados pelo crack? Uma pedra. Uma substância que em pouquíssimos anos se lançou das favelas para os bairros nobres, das capitais até o interior do país. Ele está em todo lugar e só nós temos o poder de vence-lo.
Pessoas que até então levavam uma vida completamente normal são de repente encontradas na rua, desesperadas, de olhos arregalados e olhar vazio, procurando de qualquer maneira arranjar algum dinheiro. Qualquer dinheiro serve, se ele puder pagar uma mísera pedra, já é lucro. Falso lucro. Na verdade, esse cidadão que percorreu as ruas escuras da cidade durante toda a noite, procurando e roubando dinheiro e pertences alheios e perdendo-os em minutos para as bocas de fumo em troca de migalhas de crack estão comprando seu atestado de óbito. Nenhuma droga é boa, o próprio nome já diz, mas o crack não dá tempo. O crack dificilmente permite a volta. Usuários de crack se tiverem sorte, vão para a cadeia. Os casos mais raros são abrigados em clinicas que irão ajuda-los a seguir o caminho de volta. Mas o destino certo da maioria desses homens e mulheres, as vezes até crianças, é o caixão.
E o pior de tudo, é que o crack não afeta somente quem toca no cachimbo. O crack esmigalha as familias de seus usuários. É por causa do crack que vemos todos os dias na televisão mães banhadas em lágrimas, algumas vezes em sangue. É por causa dele que vemos familias tendo que acorrentar seus filhos e irmãos, sempre de corações partidos. O que é ainda mais triste é que não estando sob o efeito da droga, o usuário é uma pessoa normal. Na maioria das vezes um filho carinhoso. Um irmão dedicado. Um pai preocupado com sua familia. E ele tem plena consciencia do seu problema, mas seu corpo já não permite que a mente mande. A mente quer sair dessa vida. O corpo pede mais crack.
Não vale a pena experimentar. Você prefere uma vida com um suposto vazio minusculo por nunca ter provado do crack, ou uma vida vazia por completo? Eu não me arrisco...

Thiago M. Lacerda


O que me motivou a fazer este texto, além do vídeo postado abaixo, foi a vivencia de um primo meu, que ainda hoje tem um grande lugar no meu coração, e que tristemente eu vi ele saltar de uma droga a outra, e decair cada vez mais. Tentar se ajudar. Ser ajudado


2 comentários:

  1. pooooooorra..
    baita post meu velho..
    realmente a coisa tá ficando feia.
    são poucos os que conseguem se recuperar dessa vida.
    e pior ainda, menos ainda os que sobrevivem, afinal, já viu um usuário de crack velhinho? que vai morrer de morte natural?
    não né? xD
    como já disse lá em cima
    ótimo post.
    abraaaz!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, mano!!

    Isso aê, o cuidado deve vir de todos os lados!!

    Parabéns!

    ResponderExcluir

Se você gostou, tem uma critica ou uma sugestão, não pense duas vezes: Senta o dedo nesse teclado e comenta!