sexta-feira, 15 de maio de 2009

Quem é que manda aqui!?

"Estou me lixando pra opinião púbica"

Não compreendo porque tanto alarde em torno de meia dúzia de palavras. Por um acaso, alguém tinha ou ainda tem dúvida quanto a veracidade de tal frase? Pelo menos eu não. Essas palavras sempre acompanharam os nossos políticos, com a única diferença de que antes era somente em pensamento. Mas isso também não faz muita diferença. Falando ou não o que pensam, o que importa é os atos que cometem, ou deixam de cometer. Por que um patrão teria medo de dizer que não se importa com seus funcionários? Ele quem manda... Patrão? Teoricamente, o povo é o patrão. Teoricamente...

O povo não manda nada. Obviamente, ainda temos o poder de tomar decisões. Podemos escolher a marca de leite que vamos comprar, em que lado da calçada podemos andar, o menos pior político a nos representar... Alguns, sequer compram leite... Outros, se quiserem, podem abrir suas torneiras de ouro e beber leite, ou refrigerante, ou champagne... Esses outros sim mandam! E se mandam, porque temeriam a opinião pública?

Não! Isso é mentira! O povo manda no país, e o Brasil é independente, democrático! Me digam um momento em que o Brasil foi independente desde 1500. Nem cito a democracia. Somente independência. Difícil . Pois é. Colonia. Império. Ditadura. Depois de passar por tudo isso, chegamos aos dias de hoje, vivendo sob o jugo dos novos monarcas, que se elegem sob a proteção de uma falsa democracia (é, não ia ter como fugir da democracia). Existe remédio contra essa monarquia?

Não quero ser sugestivo ou influenciador, mas no fim do século XVIII os franceses encontraram um remédio...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou, tem uma critica ou uma sugestão, não pense duas vezes: Senta o dedo nesse teclado e comenta!